Translate

domingo, 2 de janeiro de 2011

Primeiro dia de trabalho da Dilma

 (Reuters)


O primeiro-ministro, José Sócrates, tem hoje uma audiência com a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, para discussão de temas bilaterais, depois de ter assistido sábado à tomada de posse da sucessora de Lula da Silva.


A reunião acontece no Palácio do Planalto e terá como tema de discussão as relações bilaterais entre os dois países, mas também toda a agenda económica que envolve Portugal e Brasil, nas áreas da energia, aeronáutica e telecomunicações, disse fonte do gabinete do primeiro-ministro.

Em cima da mesa deverão estar, entre outros, os dossiers da Galp e da PT, empresas portuguesas com fortes ligações ao Brasil.

O acordo parassocial que limitava as trocas de acções entre os accionistas da GALP termina e a brasileira Petrobras e a angolana Sonangol têm sido dadas como as duas interessadas em entrar no capital da empresa portuguesa que passaria, provavelmente, pela saída da italiana ENI.

Outro dos temas incontornáveis é a presença e acções futuras da PT no Brasil, após a venda da Vivo e entrada na OI.

Ontem, o primeiro-ministro disse que não iria discutir a compra da dívida pública com Rousseff. Outro tema que pode estar em cima da mesa é a aposta na língua portuguesa que, segundo Sócrates, é uma responsabilidade dos dois países.

Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita Presidente do Brasil, tomou posse sábado numa cerimónia com presença de quase 50 líderes estrangeiros, incluindo o primeiro-ministro português, José Sócrates. O encontro com o primeiro-ministro português é um dos sete que a Presidente vai ter hoje com chefes de Estado.



Fonte

Blog Livre = Recebe além do primeiro-ministro de Portugal,o príncipe Felipe de Astúrias, da Espanha, o presidente do Uruguai, José Mujica, o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Kim Hwang-Sik, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, o primeiro vice-presidente de Cuba, José Ramón Machado Ventura, e o ex-primeiro ministro do Japão Taro Aso. Hugo Chaves desmarcou e jà voltou ao seu paìs

O Brasil pode comprar parte da dívida pública´de Portugal para evitar que o país recorra ao FMI. Em entrevista após o encontro José Sócrates disse que o tema que é delicado para Portugal foi tratado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário