Translate

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Idolatria a Ronaldo Gordo

Ronaldo bebe, fuma em público, fez do Corinthians um spa milionário  e  foi o jogador de futebol profissional mais barrigudo do mundo, em seu final de carreira. Na Copa de 1998 na França teve uma crise de pânico na véspera da final e o Brasil foi derrotado de maneira vergonhosa. Na vida pessoal esteve em escândalos fenomenais. E o maior foi sem dúvida a festinha em um motel com três travestis que acabou na delegacia. E  certa vez disse sobre o filho em um debate na Folha de São Paulo: "O Ronald é uma criança doce, educada, praticamente um europeu. É brasileiro, mas eu prefiro que tenha amiguinhos europeus. Os brasileiros são muito malandros", isto em 16 de maio de 2009, quando o filho morava em Madri.  

No entanto, é louvado na mídia como se fosse um ídolo exemplar. É blindado de forma espetacular, não importa o que faça ou diga. Em 2002 após anos sem jogar em função de uma lesão e depois do fiasco de 1998, ele foi escalado para Copa e finalmente foi campeão do mundo. Sem treinar, sem ritmo de jogo, ele foi. Nessa Copa seu desempenho foi irregular e só melhorou no final e os dois grandes nomes do Brasil foram Ronaldinho e Rivaldo...Mas a festa toda foi para ele. 

A razão da idolatria midiática está muito longe de ser simpatia, admiração, reconhecimento; Havia um circuito de dinheiro fenomenal em torno dele e isso trouxe ganhos para os formadores de opinião da mídia esportiva. A idolatria a Ronaldo não é uma questão de sociologia, trata-se do toma lá dá cá dos negócios...

Nenhum comentário:

Postar um comentário