Translate

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Collor renunciou. O impeachment foi uma encenação

Renúncia de Collor

O senado inaugurou a galeria do túnel do tempo com 16 painéis trazendo momentos históricos da Casa. O impeachment de Collor foi tirado da galeria pelo presidente do senado, José Sarney. Por causa disto foi linchado na mídia e ele teve que recuar. No entanto, a verdade verdadeira é que Collor não sofreu impeachment, ele renunciou antes de se iniciar a sessão que o julgaria. A renúncia foi lida em plenário, e produziu efeito imediato. Itamar tomou posse logo em seguida. Mesmo assim se resolveu dá prosseguimento a votação que o destituiria do cargo. Ou seja,. como a festa estava armada, com voto aberto e transmitido pela televisão, a coisa prosseguiu como se Collor ainda fosse o presidente. Uma farsa. Collor tempos depois foi inocentado das acusações que lhe foram imputadas por absoluta falta de prova no STF. E nenhum político brasileiro sofreu uma investigação tão minuciosa quanto ele, que teve quebrado o sigilo fiscal, telefônico, bancário, que incluiu todos seus parentes, amigos, funcionários, vizinhos, empresários, políticos, etc.

Sarney recuou e o painel  voltou a informar que, em 29 de dezembro de 1992, o Senado aprovou por 76 votos a cinco a perda do cargo de Collor e de seus direitos políticos até 2000. Cargo esse que ele já havia renunciado. E renunciou porque resolveu governar honestamente um país onde a corrupção é oficial...Collor se elegeu bancado por Roberto Marinho e Roberto Civita, mas resolveu governar sem eles.

2 comentários:

  1. De uma maneira imparcial e querendo conhecer um pouco mais a vida política do nosso país sempre tive dúvidas quanto aos reias motivos do impechement do Collor, da veracidade política do movimento dos "caras pintadas", etc. Com base no slogan da campanha política de Collor(caçador de marajás) será que ele não mexeu com a corja de políticos corruptos com raízes no cenário político do nosso país???

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, embora ele tenha renunciado e a cassação de seu mandato não tenha sido decorrente a condenação do julgamento pelo Senado, não podemos considerar, apesar do circo que foi, que o julgamento tenha sido uma farsa.

    No julgamento do Crime de Responsabilidade, Impeachment, a pena não é apenas de cassação, temos a pena de inabilitação para o exercício de função pública por 08 anos.

    Quanto ao mérito da conduta do Collor, já ocorreu coisa muito pior e não deu em nada, ele caiu por falta de apoio político.

    ResponderExcluir